INVENTO - As Revoluções que nos Inventaram
Oca - Ibirapuera, São Paulo, 2015
Nos últimos 150 anos, a partir da consolidação da era industrial, as revoluções foram mais frequentes do que podemos imaginar, as quebras radicais em todas as frentes da vida recente teem sido mais regra do que exceção.
Revoluções aconteceram e veem acontecendo em velocidade exponencial. Revoluções culturais, econômicas, políticas, geográficas, comportamentais e tecnológicas; revoluções com tônicas diferenciadas mas articuladas entre si. A história dessas revoluções é a nossa história.
Esse projeto consiste em uma grande exposição multidisciplinar, multicultural, interativa e imersiva sobre as transformações radicais que o mundo conheceu no âmbito das invenções. No período coberto pela consolidação da Revolução Industrial até a Revolução Digital, a ciência e a tecnologia, entendida como ciência aplicada, deram o tom ou contribuíram decisivamente para as grandes revoluções. O marco temporal de 150 anos principia nas transformações que deram corpo à Revolução Industrial; algumas das invenções que mais marcaram nosso tempo como, por exemplo, a invenção da luz elétrica.
Ideias traduzidas em processos, máquinas e objetos, invenções de toda a ordem acabaram por reinventar o homem. Algumas dessas invenções são o alvo dessa exposição, seu propósito é compreender como artistas contemporâneos as interpretaram.
Tomaram-nas como suporte de expressão ou as utilizaram como material simbólico.
Num momento como o que estamos vivendo é importante que sejam levantados tópicos que nos ajudem a clarear a visão, que nos deem uma perspectiva histórica do que está em jogo e de como em diferentes momentos tivemos nossas vidas alteradas e soubemos nos adaptar a algo novo.
Fotos: Joana França