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SALA 'JOGOS DO PODER'
Catavento Cultural e Educacional, São Paulo, 2009

O Catavento é um museu criado para apresentar a crianças na idade escolar a ciência e as questões sociais, de modo atraente e participativo. O museu é organizado em 4 seções, planejadas de modo encadeado, em 4000m²: São elas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Na seção Sociedade, a Mag+ foi chamada para criar uma sala chamada de Jogos de Poder.

 

Jogos de Poder é uma sala multidisciplinar. Através de atrações lúdicas e interativas, trata-se aqui de diversos assuntos que definem a sociedade como ela é hoje. A sala aborda, em um jogo de votação, temas polêmicos como a questão indígena e o aborto. Os visitantes são levados a agir como um microcosmo da sociedade: o jogo exige mais de um, e as votações são secretas. A maioria decide, e é confrontada com a realidade que envolve a questão. De forma lúdica e simples, o visitante aprende a tomar partido e a partir daí, conhece um novo lado da questão, ou reforça sua convicção.

Para o ensino da história do Brasil, a sala 'empresta' obras de um dos maiores talentos brasileiros: Candido Portinari. Seus painéis, obras de grande porte que tratam da história e da temática social, aqui viram professores. Os visitantes usam pincéis para revelar os painéis, e a cada um revelado, são premiados com um relato da história do país.

Em outra parede, um grande globo chama atenção para outro jogo. Sentados em volta do globo, os visitantes decidem o rumo da Humanidade. A História é descoberta através das grandes decisões políticas. Aqui, não há expectadores. O visitante é confrontado com um contexto e deve tomar uma decisão. A partir dessa decisão tomada, é levado a compará-la ao que realmente foi decidido pelos líderes mundiais, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, da Rota da Seda...

Na parede ao lado, mais história, mas dessa vez, contada (literalmente) através de seus grandes personagens. O 'Monte de Sábios' proporciona a verdadeira apresentação aos grandes nomes da humanidade. Aqui, o visitante pode ouvir da boca de Leonardo da Vinci ou de Machado de Assis quem foram, quais suas histórias e quais suas contribuições para a humanidade. O detalhe é que, para alcançá-los, o visitante deve escalar o Monte, uma parede de escalada especialmente desenhada para o espaço, com equipamento de escalada ultraseguro. Aqui história se confunde com diversão.

Catavento is a museum created to introduce children in school age to the world of science and the importance of various social issues, in an attractive and participative manner. The museum is organized into 4 sections, planned as a chain, in 4000m²: The sections are: Universe, Life, Machine and Society. Mag+ was called to develop a hall called 'Jogos de Poder', or 'Power Games'.

'Power Games' is a multidisciplinary room. Beside being playful and interactive, the room deals with the issues that define society as we know today. The rooms addresses, through a voting game, controversial and diverse themes like issues regarding the indigenous nation and abortion, among others. Visitors can act as a microcosm of society: the game requires more then one player, and voting is secret. Majority wins, and is confronted with the reality concerning the subject. In a simple and playful way, the visitor learns to take sides and from there, to deal with the outcomes, learning more about the subject or strengthen their convictions.

In order to teach Brazil's history, the room 'borrows' the work from one of the greatest Brazilian talents: the painter Candido Portinari. His large murals - which approach history and social themes - here become teachers. Visitors use brushes to reveal the murals, and with each revelation, are awarded with a narrative regarding the history of the country.

At a different wall a big globe calls the attention to another game. Sitting around the globe, visitors decide the path of humankind. History is told through big political decisions. The visitor is confronted with a context and has to make decisions. The decision made is then compared to what was decided by the world leaders at occasions like the Second World War, the Silk Route, etc…

The other wall presents more history. This time it is told by the world's most remarkable characters. The 'Mount of Wisdom' challenges the visitor to climb after Leonardo da Vinci or Napoleon, to hear their story and their contribution to humankind from their own mouths. Through a specially designed climbing wall (and the newest climbing security system), sensors and projection, every time one of the characters is approached, the animated version of one great history maker is revealed. Here, history gets mixed up with fun.

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