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A Magnetoscópio é uma produtora cultural que atua no mercado nacional e internacional há mais de 30 anos, produzindo exposições permanentes e temporárias, filmes e conteúdos interativos. Como diferencial, a empresa criou uma nova gramática para o design de exibições e para a maneira de se contar histórias. Seu trabalho vem sendo reconhecido no Brasil e no mundo, por instituições como a Society of Environmental Graphic Design, IDEA Awards, I.D. Magazine Design Award, Art Director’s Club of New York, Lumen Award, New York International Film and Television Festival, Centre Georges Pompidou, Palmares Award, APCA, Business Week Magazine Design Award, entre outras.

Magnetoscópio is a cultural production company that operates in the domestic and international market for over 30 years, producing permanent and temporary exhibitions, films and interactive content. As a differential, the company created a new grammar for the views of design and the way to tell stories. His work has been recognized in Brazil and the world, by institutions such as the Society of Environmental Graphic Design, IDEA Awards, I.D. Magazine Design Award, Art Director's Club of New York, Lumen Award, New York International Film and Television Festival, Centre Georges Pompidou, Palmares Award, APCA, Business Week Magazine Design Award, among others.

Marcello Dantas 2020 (© Bob Wolfenson) (1).jpg

MARCELLO DANTAS

Diretor  Director

 

Um premiado curador com ampla atividade no Brasil e exterior. Criador interdisciplinar, é responsável por inovar o conceito de museologia no país, trazendo doses sem precedentes de tecnologia, interatividade e recursos multimídia, proporcionando experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção.

 

Nos últimos anos esteve por trás da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí; Museu da Cidade de Manaus; Museu da Gente Sergipana, em Aracaju; Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte; Museu do Caribe e o Museu do Carnaval, em Barranquilla, Colômbia. Atualmente, é curador do SFER IK Museo em Tulum, México.

 

Dantas assinou a curadoria de algumas das exposições individuais mais populares da última década, como “Ai Weiwei Raiz”, na Oca, em São Paulo, a maior mostra já realizada sobre a obra do artista chinês, premiada pela APCA como melhor exposição internacional de 2018. Apresentada em 2019 no CCBB Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a mostra foi considerada a terceira mais visitada do mundo deste ano, segundo o jornal “The Art Newspaper”; "ComCiência”, da artista australiana Patricia Piccinini, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, sendo a mostra de arte contemporânea mais visitada no mundo em 2016; e “Still Being”, do artista britânico Antony Gormley, realizada em 2012 em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com uma impressionante extensão ao ar livre vista por milhões de pessoas. 

 

Grande entusiasta de arte urbana, esteve por trás do evento de arte pública "OiR", que contou com quatro edições entre 2012 e 2017, apresentando obras em locais icônicos e ao ar livre no Rio de Janeiro, criadas por prestigiados artistas nacionais e estrangeiros, como Henrique Oliveira, Robert Morris, Jaume Plensa, Daniel Buren, Brian Eno, Daniel Arsham, AVAF, entre outros. Realizou também mostras individuais de alguns dos maiores artistas da atualidade, tais como Anish Kapoor, Michelangelo Pistoletto, Jenny Holzer, Christian Boltanski, Gary Hill, Laurie Anderson, Tino Sehgal, Peter Greenaway, Rebecca Horn, Tunga e Bill Viola. Ao mesmo tempo, desenvolveu projetos que dialogam com o grande público, como as exposições “Hebe Eterna” (2019), “Roberto Carlos - 50 anos de música” (2010), “Bossa na Oca” (2008) e o projeto NAVE, uma experiência imersiva de 5 mil metros quadrados de projeção, que esteve entre as principais atrações do Rock in Rio 2019. Em 2022, foi o responsável pela curadoria da 13a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.

 

Entre seus projetos internacionais destacam-se também a Bienal de Vancouver, da qual integra o corpo de curadoria desde 2014; a direção artística do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010, do Pavilhão do Brasil na Rio+20 e da Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006.

 

Formado pela New York University, é membro do conselho de várias instituições internacionais e mentor de artes visuais do Art Institute of Chicago. Em 2017 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil. Seu currículo inclui os prêmios de melhor documentário na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art, do Centro Georges Pompidou, em Paris, no FestRio, no International Film & TV Festival of New York, além do prestigioso ID Design Awards Business Week.

An award-winning curator and artistic director specializing in interdisciplinary practices both in and outside Brazil, Marcello Dantas is responsible for innovating the concept of ‘museology’ by bringing unprecedented doses of technology, interactivity and multimedia resources together and providing immersive experiences that engage senses and change perceptions. 

 

With a career spanning 30 years, Dantas was the name behind the conception of distinct museums and cultural institutions across South America, such as the Museum of Portuguese Language; Japan House São Paulo and the Museum of Nature in Brazil; Museo del Caribe and Museo del Carnaval in Colombia; In 2021, he was appointed curator of the SFER IK Museo in Tulum, Mexico.

 

Dantas has curated several solo exhibitions with some of the most influential contemporary artists of today, including Ai Weiwei, Anish Kapoor, Laurie Anderson, Michelangelo Pistoletto, Jenny Holzer, Rebecca Horn, Bill Viola and more. Since 2014, he has become part of the curatorial board at the Vancouver Biennale and was appointed curator of the 2022 Biennial Mercosul.

 

Among Dantas’ most innovative projects as a creative director is the visual projection for the concert "The Amazon Concert”, performed by São Paulo Symphony Orchestra and Marin Alsop in October 2022 at New York, when a sequence of images of the Brazilian biomes seen through the eyes of its species was projected across Carnegie Hall's stage wall. As well as NAVE, an immersive experience comprised of a 5,000-square-meter video projection, one of the main attractions of ‘Rock in Rio’ in 2019. 

 

Dantas was also the artistic director of the Pelé Station held during the 2006 World Cup in Berlin, the Brazilian Pavilion at Expo Shanghai in 2010 and the Brazilian Pavilion at Rio+20 in 2012.

 

His resume includes awarded prizes for Best Documentary at the Biennale Internationale du Film Sur L’Art, Georges Pompidou Center, Paris; FestRio, the International Film and TV Festival, New York; and the prestigious ID Design Award from Business Week. He is a board member of several international institutions and visual arts mentor at the Art Institute of Chicago. In 2018, Dantas was awarded the Order of Cultural Merit by the Ministry of Culture of Brazil.

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