ASCENSION | Anish Kapoor
CCBB São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, 2006-07
Esta importante exposição é a primeira individual na América Latina dedicada ao Anish Kapoor, um dos escultores mais aclamados da nossa época. Nascido na Índia, Kapoor vive e trabalha na Inglaterra desde os anos setenta. Seu trabalho, que ganhou o premio Duemila da Bienal de Veneza e o prestigioso Turner Prize, foi exibido no mundo afora e é presente em numerosos acervos privados e públicos.
No Brasil, o show mostra as formas variadas da produção artística de Kapoor, apresentando dez trabalhos de grandes dimensões, numa instalação dinâmica que inclui a projeção do seu único vídeo, de 2003.
O título da exposição vem da obra "Ascension", uma escultura não-material formada por uma coluna de fumaça, que é aspirada por um motor a 120km/h. Se no Rio, os seus impressionantes 36 metros de altura foram visitados por mais de 500.000 pessoas, em São Paulo ela é hospedada dentro de um pavilhão de vidro, que foi construído para a ocasião. Situada em baixo do Viaduto do Chá, um dos símbolos da cidade, e da decadência do centro, a estrutura de vidro sugere e encoraja um dialogo entre o mundo da Arte e o dos pessoas que moram nas ruas do Vale de Anhangabaú.